Banca da Santidade

Separados para Deus

domingo, agosto 08, 2010

Educação dos Filhos

Dia após dia vemos nos noticiários o aumento da violência. Está cada vez mais comum ouvirmos histórias sobre crianças e adolescentes se envolvendo em brigas, levando armas para as escolas, consumindo drogas, engravidando, ameaçando ou até mesmo batendo em professores. De vez em quando ainda ouvimos sobre filhos matando os pais! Mas por que será que isso está ficando mais e mais comum?
Antigamente, os pais eram mais rígidos com seus filhos. Se as crianças faziam algo errado eram castigadas, muitas vezes com palmadas de chinelo ou cinto. Nas escolas era ensinado o respeito aos mais velhos e em muitas escolas existia o ensino religioso, realizando leituras bíblicas e orações. Os pais levavam os filhos à igreja, onde muitos valores importantes eram ensinados.
Antigamente a moral era outra. As mulheres andavam com roupas comportadas e na televisão não víamos tanta baixaria como vemos hoje. As crianças eram educadas geralmente pela mãe, e quando digo educadas não me refiro à formação acadêmica, mas aos princípios e à construção do caráter. Tá legal, também sei que as mulheres cuidavam do lar e os homens que traziam o sustento, sendo que elas não tinham muitos direitos. Não sou contra os direitos femininos, mas acho importante que um dos pais acompanhe a formação dos filhos, educando-os.
Hoje em dia a educação (novamente me refiro aos princípios e ao caráter) foi deixada a cargo da televisão, da internet, da empregada doméstica, da escola... Encontramos na televisão somente baixarias e diversos programas sem conteúdo algum e nada proveitosos. E as crianças estão passando horas a fio na frente das TVs, internet e videogames. Elas não brincam mais de amarelinha, pique esconde e jogos de tabuleiro. Trocaram o contato humano pelo contato virtual.
O número de divórcios cresce a cada dia e as crianças estão crescendo aprendendo que o amor é condicional. “Te amo enquanto for vantajoso para mim”, “Te amo, mas apenas na saúde, na alegria e na bonança”, “Te amo, mas só até aparecer alguém melhor!” são algumas das filosofias atuais. Elas estão crescendo aprendendo a tomar a saída mais fácil quando os problemas aparecem.
A sociedade abandonou a Deus e depois ainda pergunta “por que Ele nos abandonou?”. Ele não nos abandonou, o que acontece é que as pessoas não o buscam mais.
Hoje em dia as crianças crescem mimadas e sem limites. Os pais se tornaram omissos, passando a responsabilidade da criação dos filhos a terceiros, conforme eu disse alguns parágrafos acima. Em muitas famílias, vemos pais sem tempo para os filhos. Os filhos não são punidos por desobedecerem e crescem achando que podem tudo e não sabem lidar quando algo ou alguém vai contra suas vontades.
Para piorar a situação, existe um projeto de lei onde os pais não poderão punir fisicamente os filhos nem com tapinhas, e se não estou enganado também não poderão expô-los a situações humilhantes. Ou seja, se alguém considerar que chamar a atenção de uma criança birrenta em público é humilhar a criança, você sofrerá as sanções da lei. Veja bem, não estou defendendo o espancamento, mas sim palmadas, as quais têm situações certas para serem aplicadas, como uma criança que sabe que está fazendo algo errado e já foi advertida anteriormente pelo pai.
Chegamos a um ponto onde uma conhecida minha estava com a filha em um aeroporto e a criança estava desobedecendo e fazendo birra. A mãe da criança nem bateu nela, apenas brigou, e dois casais quiseram chamar a policia! E tudo isto antes da lei ser aprovada, imaginem o que vai acontecer se esta lei sair do papel, os pais perderam completamente a autoridade sobre os filhos.

Com todas essas mudanças, não sei como ainda podemos nos perguntar como viemos parar neste ponto. A pergunta que deveria ser feita é “será que estou criando meus filhos da maneira correta e ajudando-os a crescerem com um bom caráter?”

Daniel Rocha

2 comentários:

é verdade tudo isso! e pra vocês verem como o mundo só tende a se afastar de Deus e com a desculpa de que está procurando o melhor, é essa ´nova lei que condena os tapinhas!
na bíblia ensina: Pv 13:24; Pv 10:13; Pv 14:3; Pv 22:8; Pv 22:15; Pv 23:13-14; Pv 26:3; Pv29:15.
"o que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que ama, cedo, o disciplina."
abraços irmãos!
 
Eu sou completamente contra essa lei, sou mãe de duas filhas e as vezes tenho que dar algumas palmadas nelas para corrigi-lás. Pois na idade que estão só falar não adianta, tenho que mostrar que tenho autoridade sobre elas, e aproveitar em quanto são crianças para dar uma educação e formar o carater delas.A biblia nos orienta que devemos sim corrigir as crianças com a vara. Essa lei está contra a palavra de DEUS, ou seja mais uma lei criada pelo diabo, que é do interesse dele que não eduquemos os nossos filhos, para que eles cresçam fazendo a vontade dele. Adorei o blog. Abraço a todos. Na fé!!!
 

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.