Banca da Santidade

Separados para Deus

terça-feira, outubro 05, 2010

Você acredita em Papai Noel ?


 Apesar de não ser de costume esse tipo de post aqui no Blog BS, é também nosso dever alertar (se é que pode chamar de alerta de tão óbvio que é) sobre os boatos da internet.

Um exemplo clássico e atual é o scrap é enviado como se o remetente fosse o administrador do Google, algo como um scrap de alerta enviado para os usuários, para que eles possam reenviar aquela mensagem, se recadastrando automaticamente, sob pena de ter sua conta excluída etc..etc.. Porém como sempre, os scammers deixam passar algumas coisinhas que facilitam a identificação da balela, citarei aqui três delas:


1.    Uso de português “porcamente” escrito.


Característica número um nos scammers iniciantes e/ou analfabetos mesmo. Começa pelo assunto mal resolvido e sem cedilha, continua nas frases mal formuladas e com mistura de maiúsculas e minúsculas como “Sera Obrigatoriamente” e outras mais. Note nessa frase o “antes de entra” que primor de gramática!


2.    Parte da mensagem em escrita formal a outra em idioma particular o “Burrês”


Ai já se trata de analfabetismo mesmo. Isso mostra que alguma parte do texto foi copiada de uma fonte original (geralmente as partes bem redigidas), porém não se atentaram para discrepância no vocabulário. Eles fazem isso para tentar dar alguma credibilidade ao scrap, mas alguém com o mínimo de senso os desmascara facilmente.


3.    O teor do scrap é outro fator denunciador.


Cada vez mais o Google está criando ferramentas online para atender seus serviços. Por que cargas d água ele solicitaria o repasse de scrap para recadastramento?  Obrigando-o a se defender do cancelamento automático de seu Orkut.


Quanta incoerência. Por favor, não seja ingênuo, o Orkut não tem o mínimo interesse de recadastrar quem quer que seja tampouco de cancelar contas inativas ou não.


Só tem uma mensagem desse tipo que eu acreditei e repassei isso porque é de um senhor muito confiável. Segue a mensagem mencionada:


URGENTE!!! ÚLTIMO AVISO!!!

Reenvie esta mensagem em no máximo 24h caso contrário ficará sem presente neste natal


Atenciosamente:

Papai Noel

Graça & Paz




0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.