Banca da Santidade

Separados para Deus

segunda-feira, novembro 01, 2010

Ciência ou Fé?

De vez em quando vejo na televisão coisas do tipo "a ciência e as 10 pragas do Egito". Cientistas tentando explicar partes da Bíblia, provando cientificamente que é possível. Temos de tomar cuidado.
Fonte da imagem
I Co 1:20 diz: "Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?" A sabedoria deste mundo é loucura e vive em constante mudança. Antigamente o átomo era considerado a menor particula existente. Depois descobriram os életrons prótons e neutrons e pensaram "é isso, não há nada além disso". Ai descobriram os quarks.
Esse exemplo serve para mostrar que o mundo não tem certeza de nada. O perigo de buscarmos provas científicas da existência do dilúvio, da abertura do mar vermelho, dos milagres etc é que a ciência muda da noite para o dia, e quando isso acontece os descrentes vêm falar  "Tá vendo? Sabia que era tudo mentira". Nós, por outro lado, temos de nos firmar na fé, pois "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11:6) e "a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem." (Hb 11:1). Ora, se buscamos uma prova cientifica, não estamos firmados na fé, pois buscamos algo que possamos ver e sentir.
Pode parecer loucura parecer crer que o mar se abriu, que houve um dilúvio, ou mesmo que o Deus todo poderoso veio ao mundo como homem para morrer em nosso lugar, mas isso é fé! E é pela loucura da pregação que somos salvos pois "Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação." (1 Co 1:21)
Não adianta usar a ciência para provar a Bíblia, ainda mais para um descrente, poisnão é a ciência que deve convencê-lo, e sim o Espírito de Deus. Paulo já havia visto o perigo da sabedoria humana. Em I Co 2:4-5 ele diz "A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus."
Devemos, portanto, olhar para a Palavra como homens espirituais, pois "o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém" I Co 2:14-15
Trago esta palavra principalmente para os jovens, pois são constantemente bombardeados com a ciência deste mundo, ainda mais na faculdade. Não deixe de ir à igreja. Uma brasa fora do braseiro logo se esfria mas no braseiro elas se mantém acesas mutuamente. Faculdades são cemitérios de cristãos, e isso ocorre pois alimentamos nossa mente científica e nos esquecemos de alimentar o espírito. Medite nessa palavra.

Que Deus os abençoe
Daniel

1 comentários:

10.
BEM CONCISO, SIMPLES E EMBASADO.
 

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.