Banca da Santidade

Separados para Deus

quarta-feira, março 23, 2011

Controle sua língua

A maioria das pessoas está bem familiarizada com a fofoca. Certamente já ouvimos, espalhamos e fomos vítimas dela. Os boatos têm uma característica perigosa; as pessoas não se sentem responsáveis pelo que transmitem como boato, atribuir responsabilidade e prejuízos tornam-se muito mais difícil. A fofoca percorre uma escala que vai de conversas de natureza íntima, pessoais e traiçoeira a afirmações que difamam e estragam a reputação ou a felicidade de alguém. Nossas conversas geralmente são recheadas de críticas. O Senhor lista os fofoqueiros ao lado dos inimigos de Deus, dos desleais, dos insolentes e dos homicidas. A bíblia é clara quanto aos prejuízos e consequência da fofoca. O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre. Pv 11:13.

A mentira também é um comportamento totalmente repugnável. Comentar algo a respeito de alguém que não ajude nem edifique pode ser considerado fofoca. Deus tem a fórmula adequada para lidar com indivíduo que se encontra em pecado. Mt 18:15: “ Se teu irmão pecar , vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão”. Devemos confrontar com a amor a pessoa que está envolvida no pecado da fofoca ou qualquer outro tipo de pecado. O propósito é a restauração desse irmão e o restabelecimento da sua comunhão com Deus e com os irmãos. Dar ouvidos a boatos é tão ruim quanto espalhar palavras maldosas que atingem a honra das pessoas. “O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna.” Pv.17:4. A marca da maturidade espiritual é saber controlar a própria língua. “ Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração , a sua religião é vã.Tg 1:26.” A fofoca e a maledicência são armas terríveis de Satanás que causam muita destruição na igreja.

Na forma em que a bíblia fala sobre o estilo de vida dos santos, os crentes espiritualmente amadurecidos devem evitar toda sorte de maledicência e ajudar os imaturos a vencerem esse hábito. Viver acusando uns e outros certamente não é da natureza de Deus. Ser caluniador é se identificar com o diabo. Nada é tão cortante como uma espada afiada do que a mágoa causada por palavras danosas. A fofoca não é, jamais, um ato de bondade; ela diminui a pessoa sobre a qual se fala. Ela degrada o cristão que a pratica; ela serve de tentação e de armadilha para o ouvinte que participa desse ato de maldade.

Nele que é a nossa vida.

Por Pr. Hélio Pereira

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.