Banca da Santidade

Separados para Deus

sábado, outubro 08, 2011

Medo

Todos temos medos, é normal. O medo é um instinto dado por Deus para nos protegermos de situações potencialmente perigosas para nós. Algumas pessoas tem mais medo de determinadas coisas que outras pessoas. Alguns têm algum medo tão forte, que chega a ser considerado fobia. Uns morrem de medo de altura, outros do escuro. Uns tem medos normais, como de cobras, outros tem medos mais estranhos, como de galinhas. Mas uma coisa é certa, todos temos medo de algo.
O salmista diz, no salmo 23, que “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo”. Por que ele diz que não teria medo se ele andasse pelo vale da sombra da morte? Qualquer um diria ser este um lugar assustador e perigoso, uma vez que, como se já não bastasse o vale ser sombrio, a morte está ao redor. Mas o salmista não teme porque a confiança dele está em Deus, e ele confia tanto em Deus que ele abandona o instinto de autopreservação, porque não cabia a ele, mas sim a Deus, protegê-lo.
1 João 4:18 diz “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo.”  Por que o perfeito amor lança fora o medo? Porque quando amamos estamos mais preocupados no bem do outro do que no nosso próprio. Se amamos a Deus, devemos nos preocupar em obedecê-lo, andar em seus caminhos e alegrar o coração dEle, mesmo que isso signifique ir contra nossos desejos ou mesmo cause a nossa morte. Quando amamos confiamos inteiramente no outro. Se amamos a Deus, confiamos que Sua palavra é a verdade, e se a palavra dEle é a verdade, ainda que morramos, viveremos, pois com Cristo morremos e com Ele também viveremos (Rm 6:8), logo não há do que temer, pois ainda que nosso corpo mortal sofra e venhamos a morrer, nossa morte não será eterna, pois com Cristo viveremos eternamente.
Durante uma tempestade, Jesus foi ter com os discípulos andando sobre o mar. Estes tiveram medo, achando que era um fantasma, mas Jesus se revelou a eles. Então Pedro pediu que se fosse Ele mesmo, que o mandasse ir ao encontro dele, e assim Pedro andou sobre o mar. Pedro andou sobre o mar porque confiou em Jesus, esquecendo de todo o medo que tinha. Mas quando ele perdeu o foco, que é Jesus, e olhou para o tamanho da tempestade, teve medo. Teve medo porque se esqueceu que Cristo era com ele, e assim começou a afundar, mas Cristo o resgatou. Quando Cristo o resgata, Ele pergunta “porque duvidou?” (Mt 14:31). Isso nos ensina duas lições. A primeira é que a falta de confiança gera medo. A segunda, é que mesmo que tenhamos medo e as ondas da vida comecem a nos submergir, Cristo está ao nosso lado, pronto para nos socorrer.
Temos que aprender a entregar nossos temores a Deus, tendo a certeza de que, não importando o que venha a acontecer conosco nesta terra, um dia estaremos junto dEle, e para sempre viveremos com Ele.                             

                                                                                 Daniel Rocha 

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.