Banca da Santidade

Separados para Deus

sexta-feira, agosto 20, 2010

UNS vão para o céu...

O que define que alguém herdará o céu ou o inferno? Será que o destino está traçado de maneira que nós não podemos mudá-lo? Será que o conhecer a Cristo e toda a doutrina cristã garantem ao indivíduo a sua salvação? Existem os eleitos? Existem aqueles que a este mundo vieram apenas para o dia da dor? Eu posso fazer algo pelas pessoas que eu amo quando estas estão no caminho da perdição? Eu posso fazer algo por mim?

Talvez você já tenha se feito alguma destas perguntas. Talvez você até tenha mais de uma resposta para cada uma destas indagações. Talvez você nem ouse em indagar a Deus na sua soberania, sobre as dúvidas que surgem sobre estes temas, mas mesmo assim, você já se pegou chorando e refletindo sobre a sua vida, da sua mão, pai, irmãos, sobre o destino dos seus amados.

A mim, uma resposta veio durante o meu indagar, que me trouxe uma certeza e me trouxe paz. Trouxe-me paz comigo e com Deus, não consolo.
–uns vão para o céu, outros para o inferno.

O fato de um indivíduo ter nascido em lar cristão, de ter feito boas obras e em nome de Cristo trabalhado pelo próximo, não conferem a este salvação. O acaso de alguém ter nascido em uma família desestruturada, marcada por contendas e pecados, não transformam esta pessoa num candidato ao inferno e à dor eterna.

Mesmo que as inúmeras teorias e pensamentos teológicos que existem nos dias de hoje tragam inusitadas explicações e respostas, ou até segmentos que nos levam a engessar nossos questionamentos, eu me preservo em acreditar que Deus é justo.

O Deus em que acredito e confio não dá um fardo maior do que se possa carregar. Não traz pena, juízo ou condenação a alguém que ainda nem nasceu, que não cometeu o seu maior pecado, por mais que a sua onisciência o faça conhecedor. O meu Deus dá aos homens a oportunidade de buscá-lo e de alcançarem perdão.

Muitas pessoas falam de Davi, conhecem seus feitos, comentam de sua honra enquanto homem, que fora um homem segundo o coração de Deus e que era alguém que sabia quebrantar seu coração. Mas na verdade se esquecem de que ele foi homem como nós. Por mais que se lembrem de seus “pecados”, de que fora adúltero e homicida, não conseguem entender que ele também passou por terríveis, tristes e dolorosas experiências durante a sua vida. Mas sim, ele manteve-se na presença do Pai, e a cada decepção emocional eu sofria, cada frustração que passava ele buscava mais e mais ao Pai.
–Eu acredito que Davi foi para o céu...

Davi teve oportunidade diferente da sua ou da minha? Ele fora especial de um jeito que nós não poderíamos ser? Havia um plano mestre sobre a sua vida, traçado, do qual ele não poderia ter se desviado desde o início? Não quero discutir vans filosofias ou paradoxos teológicos, mas não acredito que Davi “saiu na frente”, de que ele tinha alguma vantagem sobre nós. De que Deus concedeu a ele um dom que o tornara tão crente.

Se a unção de Deus sobre uma vida fosse algo que marcasse aquela pessoa para que não mais Dele se distanciasse, Saul não teria pulado sobre a sua própria espada, buscando a morte, no fim de sua vida. Agressivo? Radical? Não, eu não acho.
–Não acredito que Saul foi para o céu...

Tenho vivido um período de muita dor. Tenho chorado por meu pai, por meu avô, por muitos dos meus que, conhecedores da verdade, têm trilhado um caminho para o inferno. Muitos que outrora foram minha referências espirituais, que me corrigiram e ensinaram dentro dos valores cristãos a ser um homem correto, hoje estes convergem para a morte.

Eu posso orar; e oro. Posso interceder; e intercedo. Eu pego cada um deles por suas mãos e derramo-me em sua presença, levando a palavra que o Espírito Santo revelara para lhes apresentar, mas no fim, eu nada mais posso fazer. Apenas eles podem optar por abraçarem a Cristo em suas vidas.

Uns vão para o céu, outros não...

Não me sinto confortável ao lhes dizer isto, não me sinto confortável com o destino de muitos. Que bom! Pois não quero me conformar com este século, não quero acreditar que o caminho qeu foi traçado no destino do ser humano não tenha como objetivo guiá-lo a salvação e à oportunidade de remissão, mas o Senhor Deus meu deu esta resposta. A resposta que eu precisava entender.

Kelvin Rodrigues

1 comentários:

Muito edificante.
 

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.